27/03/10

Superioridade transalpina



A Selecção Nacional Feminina defrontou, na tarde deste sábado, a sua congénere italiana, num encontro de qualificação para o Campeonato do Mundo Alemanha 2011. A formação lusa saiu derrotada por 3-1.

Depois da derrota por 2-0 em solo italiano, as comamdadas de Mónica Jorge entraram em campo confiantes, assinando as melhores oportunidades de golo. Á passagem do minuto 11, Edite Fernandes, aproveitou uma perda de bola na área italiana para bater a guardiã adversária, tendo o remate sido interceptado pela defensiva transalpina.

Seis minutos volvidos, a Itália esteve perto de marcar, mas Neide, numa tarde inspirada, desviou o remate de Elisabete Tona e a recarga, que levava selo de golo, de Melania Gabbiadini. A formação transalpina começou a tomar conta do jogo e, na sequência de um canto, Elisabetta Tona acabou mesmo por inaugurar o marcador.

Após um período mais equilibrado, com lances divididos entre as duas equipas, Ana Borges, a passe de Ana Cristina Leite, empatou a partida com um belo chapéu à guardiã transalpina. Na jogada seguinte, depois de reiniciada a partida, a capitã Patrizia Panico voltou a colocar as italianas em vantagem.

Pouco antes do intervalo, Edite Fernandes tentou surpreender Picarelli com um remate de fora de área, mas a guardiã italiana conseguiu evitar o segundo tento luso, já em esforço. Motivada pela vantagem que levou para o intervalo, a formação italiana entrou mais decidida na segunda metade do jogo, obrigando a Equipa das Quinas a uma maior organização defensiva.

À passagem do minuto 70, na cobrança de um livre à entrada da área lusa, Elisa Camporese, através de um remate colocado e em força, dilatou a vantagem transalpina para 3-1, estabelecendo o resultado final.

Continuar a crescer

No final do encontro, Mónica Jorge destacou o poderio físico das adversárias, que, "desde cedo, se assumiram como fortes candidatas ao primeiro lugar do grupo". "A Itália conseguiu criar mais oportunidades e soube aproveitar as nossas falhas, uma vez mais. É uma equipa que está claramente melhor preparada, em termos físicos, com muita atitude e capacidade ofensiva, mas não podemos esquecer que fomos a única equipa a marcar à Itália", explicou.

Apesar da derrota, a Seleccionadora Nacional acredita que estes jogos, de nível superior, ajudam a equipa a crescer. "Sabíamos desde o princípio que seria muito complicado garantir a presença nos play-off, porque estaríamos perante grandes equipas, mas não deixamos de acreditar na nossa evolução e aprendizagem. A equipa precisa destes jogos para ser cada vez melhor, para manter a esperança de subir no ranking e dar provas da sua qualidade".


Portugal saiu dignificado

Satisfeito com a vitória que lhe poderá garantir o apuramento, Ghedin Pietro elogiou o tipo de jogo luso e a forma como a Equipa das Quinas se apresentou no encontro. "As coisas estão mais fáceis, mas nada está decidido, porque ainda faltam muitos jogos. Fiquei muito satisfeito com a vitória, sobretudo porque defrontámos uma grande equipa, que nos últimos tempos tem evoluído bastante. Portugal saiu dignificado deste encontro", disse.


As comandadas de Mónica Jorge voltam a entrar em campo na próxima quarta-feira (31 de Março), desta feita diante da Arménia. O encontro está agendado para as 15h00, no Complexo Desportivo da Tocha.

Sem comentários:

Enviar um comentário