21/04/10

Edite Fernandes na Noruega


A avançada lusa, Edite Fernandes, integrará a formação feminina do FK Donn, da Toppserien da Noruega, clube que representará a partir do próximo mês de Agosto. O contrato prolongar-se-á até Dezembro de 2010, com um ano de opção.

A jogadora, que no início desta época se transferiu para o Atlético de Madrid, inicia uma nova aventura, desta feita por terras norueguesas, já depois de ter actuado no Estudiantes de Huelva, Mérida e Prainsa Zaragoza - Espanha, no Beijing na Superliga chinesa e Arsenal - Inglaterra.

Contando já 87 internacionalizações, 14 delas como capitã, ao serviço da Selecção Nacional Feminina A, a atacante confessa-se feliz e orgulhosa por integrar "uma das melhores ligas mundiais". "O campeonato norueguês é mais competitivo, profissional e em termos monetários muito compensatório, por isso só posso estar feliz por ter chegado a este patamar. Vou competir numa das melhores ligas mundiais e sei que as minhas rotinas, os processos e o nível de competição será totalmente diferente e extremamente benéfico para mim, em termos pessoais e profissionais", disse ao fpf.pt.

Assumindo a qualidade máxima como principal objectivo na carreira, Edite Fernandes afirma que esta experiência profissional era um sonho. "Estar em Espanha é muito bom, mas lutar por experiências profissionais que potenciassem a minha qualidade foi sempre o meu objectivo, por isso estou a concretizar um sonho. Além disso, é um contrato mais longo, o que acaba por me dar mais segurança. É uma oportunidade que não poderia desperdiçar, tenho de desfrutar dela e logo vejo se termino a minha carreira por lá ou se regresso a Portugal".

Se quando assinou contrato com o clube "colchonero" contava com o apoio de Sofia Vieira, nesta nova etapa a avançada lusa partirá sozinha, facto que poderá dificultar a adaptação. "É uma mudança radical, para um país com uma cultura diferente, hábitos novos e com um clima, por vezes, duro e sei que será complicado. O meu maior receio reside, talvez, no facto de ir sozinha, coisa que não aconteceu quando me mudei para o Atlético. No entanto, o que realmente me interessa, neste momento, é dar o meu máximo para terminar a época da melhor forma, deixar uma boa imagem no clube e levar de cá as melhores recordações", concluiu.

Recorda-se que Edite Fernandes esteve em destaque no último encontro disputado pela Equipa das Quinas, a 31 de Março, diante da Arménia, ao apontar três dos sete golos lusos, contribuindo, assim, para a maior goleada de sempre da Selecção Nacional.

 
Fonte: FPF

Sem comentários:

Enviar um comentário