24/06/10

Portugal 1 - 0 Eslovénia


Persistência premiada

A Selecção Nacional Feminina defrontou, esta quarta-feira, a sua congénere eslovena, num encontro de apuramento para o Campeonato do Mundo Alemanha 2011, disputado no Cartaxo.
Depois da derrota por 4-1, no passado sábado (19 de Junho), frente à Finlândia, as comandadas de Mónica Jorge venceram a Eslovénia por 1-0.

Nulo domina primeiro tempo

A Equipa das Quinas mostrou, desde cedo, vontade de dominar o encontro, dispondo, por isso, das melhores oportunidades de golo. À passagem do minuto 18, após falta cometida sobre Edite Fernandes, Carla Couto converteu da melhor forma o livre frontal. Porém a bola embateu na trave da baliza eslovena.
Os lances de ataque lusos foram surgindo de forma sistemática, tendo a formação adversária procurado aproveitar as situações de contra-ataque, prontamente interceptadas pela barreira defensiva lusa.
Ainda antes do apito do intervalo, a formação lusa viu dois golos serem anulados, por alegados foras-de-jogo assinalados a Ana Borges.

Inês Borges abre marcador

Apenas um minuto do segundo tempo estava decorrido, quando Inês Borges, após o canto apontado por Carla Couto, surgiu solta na área adversária e assinou o único golo da partida.
À semelhança do cenário verificado durante o primeiro período, as eslovenas tentaram surpreender a formação lusa, através das jogadas de contra-ataque: No entanto, a guardiã Neide Simões provou estar à altura do desafio.
Nos instantes finais da partida, as jogadoras lusas Tita e Edite acabaram por assinar as melhores oportunidades de golo, que foram sendo negadas pela guardiã eslovena.
Com esta terceira vitória na fase de qualificação para o Mundial Alemanha 2011, a Selecção Nacional garantiu o melhor registo em fases de qualificação, perfazendo nove pontos. Recorde-se que nas épocas de 2005/06, a Equipa das Quinas terminou o apuramento com zero pontos, em 2001/02 com quatro e nas de 1997/99 conquistou seis pontos.

Carla Couto atinge as 128 internacionalizações

A avançada lusa, que alinhou de início na partida com a Eslovénia, completou 128 internacionalizações, ao serviço da Selecção Nacional Feminina, ultrapassando a marca de Luís Figo e tornando-se, assim, na jogadora mais internacional da história da Equipa das Quinas.

Parabéns à equipa

Apesar do resultado "magro", no final da partida, Mónica Jorge elogiou o esforço das jogadoras lusas, que assinaram a melhor qualificação de sempre. "É uma vitória magra para aquilo que fizemos e para as oportunidades que criámos. Podíamos ter dilatado o resultado por diversas vezes, mas os golos foram anulados, sem percebermos muito bem por quê, em jogadas que não nos pareceram ser em fora-de-jogo. Só posso dar os parabéns à minha equipa pelo esforço que fizeram e por terem alcançado a melhor qualificação de sempre".

À semelhança do encontro com a Finlândia, as jogadoras lusas acabaram por acusar algum cansaço nos instantes finais da partida. "As jogadoras precisam do seu tempo para recuperar, porque tiveram uma época difícil, um apuramento complicado. É verdade que fizemos tudo para recuperar o nível físico, mas depois de uma época desgastante, é normal que o cansaço faça a diferença. Perdemos alguma capacidade de explosão e velocidade, mas voltamos a marcar e, desta vez, conquistámos os três pontos. Temos mais uma oportunidade para pontuar já em Agosto - na Arménia - e tudo faremos para o conseguir e tornar esta qualificação ainda mais histórica", concluiu.

Clique aqui para conferir resultados e classificação do Grupo 7 de apuramento para o Mundial de 2011.
 
 
Fonte: FPF
.

Sem comentários:

Enviar um comentário