17/04/12

FUTEBOL FEMININO: CARTA ABERTA A CARLA COUTO

A excelente jogadora Carla Couto foi nomeada embaixadora para o futebol feminino pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. E foi nessa condição que deu uma entrevista à revista do SJPF, edição de Fevereiro-Março/2012.

A dado momento, afirmou: “em Portugal, nenhum clube de referência tem futebol feminino”.

Enganou-se. Pelo menos um clube português de referência, o Boavista F.C., continua a dedicar toda a atenção ao futebol feminino. Somos um clube de referência sem qualquer dúvida: pela história, pelos títulos conquistados, pelo ecletismo e pelo que demos ao desporto português. Incluindo o futebol feminino, que vingou pela nossa persistência, por magníficas jogadoras que equiparam de “axadrezado” e pela qualidade de atletas como a Carla Couto.

Mais atenta, teria evitado ”italianizar-se” na sua Lazio, afirmando que “para além da equipa A, temos escolas e o escalão Primavera, que também actua na Série C”.

Reconheça-se que nada do outro mundo. No Boavista F.C., para além da equipa sénior, que discute actualmente o C.N. I Divisão, temos uma equipa de Sub-17 (que venceu o que tinha a vencer, o campeonato da A.F. Porto) e uma escolinhas de sucesso crescendo, quer em número, quer em qualidade.

Adiante, sugere que, em Portugal, ex-jogadoras ·não ficam ligadas à modalidade·. Volta a desconhecer a realidade. As principais responsáveis das nossas equipas são a Alfredina Silva, a Helga Nair e a Fernanda Silva. As duas primeiras jogaram no Boavista F.C. e têm uma longa lista de títulos que, seguramente, a Carla Couto não desdenharia. A última, ainda joga e, do futsal ao futebol de onze, tem sido uma atleta marcante e, pelos vistos, poderá ser uma treinadora de sucesso, que as outras suas duas companheiras já são. Todas vestiram a camisola da selecção portuguesa.

Suspeito até que qualquer uma destas três tiveram o condão de abrir as portas pelas quais saíram muitas das jogadoras que, como a Carla, actuam, hoje, no estrangeiro.

Finalmente, o espaço. Com todo o respeito pelo trabalho excelente da Mónica Jorge, não necessitámos da FPF para colocar o nosso futebol feminino a treinar e a jogar em três excelentes relvados artificiais. Penso que, em termos de condições, o Boavista F.C. é único em Portugal e dificilmente ultrapassado na Europa. Creio que estamos esclarecidos.

O Sindicato fez bem em homenagear a longa e notável carreira de Carla Couto. Da senhora embaixadora esperávamos que dissesse com o mesmo rigor como chuta.


Álvaro Braga Júnior
Presidente da Direcção
Do Boavista F.C.
 

 fonte: http://www.boavistafc.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário